Ficções: vozes e ritmo em “O Burrinho Pedrês”, Sagarana, de João Guimarães Rosa

Um projeto para ouvir a narrativa de João Guimarães Rosa

Autor: José Alaercio Zamuner:

Ver curriculum Lattes  http://lattes.cnpq.br/7070676286783456

Contatos: e-mail: alaercio@uol.com.br

cantarestoria@gmail.com

Público alvo: universitários e professores do ensino fundamental e médio

Carga horária: em aberto

Objetivos:

Este programa literário tem como proposta a prática de leitura e debates literários envolvendo o conto O Burrinho Pedrês, do autor moderno brasileiro, João Guimarães Rosa.

Atividades do curso

1)      Promover estudos e debates sobre a fortuna crítica de Guimarães Rosa,

2)      Discutir a narrativa moderna de João Guimarães Rosa;

3)      Discutir os aspectos estilísticos de  Sagarana,

4)      Analisar os recursos estilísticos presentes na narrativa do conto “O Burrinho Pedrês.”

5)      Promover exercícios de leitura da obra “O Burrinho Pedrês.”.

Justificativas

Ao estudar a obra de João Guimarães Rosa, ficamos sabendo pelos depoimentos da crítica especializada que sua narrativa se realiza através de uma elaboração precisa, detalhes mínimos são forjados na oficina deste autor mineiro, por isso justificam o impacto que Sagarana causou no meio literário brasileiro.

Tais detalhes estão em: natureza, mitos, fábulas, religião, o homem sertanejo e língua (que se desdobra em ritmo e melodia). E são elementos como ritmo e melodia que imprimem à narrativa roseana uma sonoridade, por isso “uma inconfundível habilidade de contar estórias”, que ora ouvimos “causos” de roceiros, ora lemos um drama shakespeariano.

Essa “voz interior” apresenta-se já na abertura do livro de estréia de Guimarães Rosa, voz que seria estendida a obras como: Grande Sertão: veredas, Corpo de Baile, entre outras.

Então, por ser uma questão de “gênese”, vale a pena conhecer um pouco mais o conto “O Burrinho Pedrês.” E ouvir seus os narradores.

Referências Biográficas

Bibliografia básica:

BOSI, Alfredo. História Concisa da Lietratura Brasileira, São Paulo, Cultrix, 1978.

CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. Trad. Davi Arrigucci e João Alexandre Barbosa. São

Paulo, Perspectiva, 1993. (Ver capítulo: Alguns aspectos do conto)

GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do Conto. São Paulo, Ática, 2003. (Série Princípio) (Ver capítulo: O Conto: um gênero)

KUNDERA, Milan. A arte do romance. São Paulo, Companhia das Letras, 2009. (Ver primeira parte: A Herança Depreciada de Cervantes)

ROSA, João Guimarães. Sagarana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984. (Ver o conto: O Burrinho Pedrês)

___. Primeiras Estórias.Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1988. Ver o conto: A Terceira Margem do rio)

TODOROV, Tzvetan. As Estruturas Narrativas. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo,

Perspectiva, 1979. (Ver capítulo: A Narrativa Fantástica)

ZAMUNER, José Alaercio.  A Terceira Margem do Rio. In: RevistaFAPA, ano VI, Nº 8, São Paulo, 2003.(Ver PDF anexo)

___. “Tradição Oral e Literatura Erudita: a recuperação do Narrador” In: Ficções: Leitores e Leituras (org. Bosi, Viviana e outros). São Paulo, Ateliê. (Ver PDF no blog https://alaerciozamuner.wordpress.com

Bibliografia complementar:

ANDRADE, Mário de.  Danças Dramáticas do Brasil. São Paulo. Martins (1º Tomo), 1987.

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo, Nova Cultural, 1996.

BENJAMIN, Walter. “O Narrador”. In: Textos Escolhidos. São Paulo, Abril, 1983.

BOSI, Alfredo. O Ser e o Tempo da Poesia. São Paulo, Cultrix, 1993.x

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos Tradicionais do Brasil. Rio de Janeiro, Ediouro, 1998.

___. Literatura Oral no Brasil. Rio de Janeiro, José Olympio Ed., 1978.x

___. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro, Ediouro, s/d.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. Rio de Janeiro, Ed. Itatiaia, 1993.

___. Lietratura e Sociedade. Comp. Ed. Nacional. São Paulo, 1980.

COUTINHO, Eduardo. (org.) Guimarães Rosa. Rios de Janeiro, Civilização Brasileira,

1991 (Coleção Fortuna Crítica)

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo, Perspectiva, 1999.

JOLLES, André. Formas Simples. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo, Cultrix, 1976.

LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. Trad. José M. M. de Macedo.  São Paulo, Duas Cidades, 2000.

MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística. São Paulo, Queiroz, 1997.

PAZ, Octavio. El Arco Y La Lira. México, Fondo de Cultura Economica, 1956.

SPINA, Segismundo. Na Madrugada das Formas Poéticas. São Paulo, Ática, 1982.

TAVARES, Hênio. Teoria Literária. Belo Horizonte, Itatiaia, 1974.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Vozes, 1999.

VICO, Giambatista. “Princípios de uma Ciência Nova: acerca da natureza comum das

nações.” In: Bruno / Vico. Trad. Antonio Lázaro de Almeida Prado. São Paulo, Nova, Cultural, 1988.(Col. Os Pensadores)

ZAMUNER, José Alaercio. Cantare Estórias. São Paulo, Plêiades, 2011. Edição adotado pelo Aopio ao Saber (FDE) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

___. Sertão Flamboyant. São Paulo, Lábaron, 1996. Editorial, 2001.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: